في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
A Anunciação é uma pintura a têmpera e ouro sobre madeira pintada cerca de 1430-1434, final do período de actividade conhecido do pintor português do período gótico Álvaro Pires de Évora e que, encontrando-se em colecção privada, foi adquirido pelo Estado português em 2018 em leilão realizado em Nova Iorque destinando-se a ser exibida no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Este pequeno painel destinado à devoção privada foi provavelmente o painel esquerdo de um díptico, mas não há registo da existência do respectivo painel direito original.
O historiador e crítico de arte italiano Federico Zeri datou esta Anunciação dos anos da maturidade conhecida de Álvaro Pires entre 1430 e 1434. Zeri observa que a figura da Virgem Maria revela uma significativa influência de Lorenzo Monaco, enquanto as asas do anjo parecem ser uma citação direta da Anunciação de Simone Martini, nos Uffizi, em Florença.
Segundo o historiador Marius Mrotzek, o período de maturidade de Álvaro Pires é marcado por uma observação crescente dos pequenas detalhes e decoração, e da fisionomia individualizada de suas figuras, reconhecendo esta Anunciação como uma das suas obras de maior qualidade.
Álvaro Pires nasceu em Portugal e julga-se ter recebido formação em Valência. Pensa-se que seja o artista que Giorgio Vasari designa por "Alvaro di Piero, um português" que descreve como tendo estado activo em Volterra e Pisa, na mesma época de Taddeo di Bartolo, em cuja biografia aparece a menção dele.